top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaula Regina

Desvendando a Primeira Sessão de Psicoterapia com um Psicólogo de Terapia Cognitivo-Comportamental

Atualizado: 7 de fev.

Fazer uma sessão de terapia pela primeira vez pode ser uma experiência carregada de emoções e incertezas para muitas pessoas que buscam iniciar a jornada da psicoterapia. Se você está considerando fazer terapia cognitivo-comportamental (TCC) e se pergunta o que esperar da sua primeira sessão, este texto vai te ajudar a ter uma visão clara do que pode acontecer.


1. Acolhimento e Estabelecimento de Vínculo: A primeira sessão geralmente é voltada para estabelecer uma relação terapêutica sólida entre você e o psicólogo. Espere ser recebido com empatia, compreensão e sem julgamentos. O terapeuta está lá para te ajudar, e isso começa com um ambiente seguro e acolhedor.


2. História e Motivação: Durante a primeira sessão, o terapeuta vai querer conhecê-lo melhor. Você pode ser questionado sobre sua história pessoal, seu contexto familiar, seu histórico médico e, principalmente, sobre os motivos que o levaram a buscar terapia. Essa parte é fundamental para entender suas necessidades e objetivos.


3. Expectativas e Objetivos: É importante expressar suas expectativas em relação à terapia e discutir quais são seus objetivos. Se você está buscando lidar com ansiedade, depressão, problemas de relacionamento ou qualquer outra questão, compartilhe isso com o terapeuta. Juntos, vocês podem estabelecer metas realistas e um plano de trabalho.


4. Exploração dos Pensamentos e Comportamentos: Como a TCC se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento, é provável que o terapeuta faça algumas perguntas para entender como você pensa e reage a diferentes situações. Isso pode incluir explorar crenças negativas sobre si mesmo ou o mundo, bem como padrões comportamentais que podem estar contribuindo para seus problemas.


5. Educação sobre a TCC: Se esta for sua primeira experiência com a terapia cognitivo-comportamental, o terapeuta provavelmente irá explicar como funciona essa abordagem terapêutica. Você pode aprender sobre conceitos como autoconhecimento, identificação de padrões disfuncionais e estratégias para lidar com pensamentos negativos.


6. Construção de Confiança: Durante toda a sessão, o terapeuta estará trabalhando para construir confiança e segurança, para que você se sinta à vontade para compartilhar seus pensamentos e emoções mais íntimos. Lembre-se de que a terapia é um processo colaborativo, e sua participação ativa é fundamental para o sucesso.


7. Encerramento e Planejamento: Ao final da primeira sessão, o terapeuta geralmente reserva um tempo para revisar o que foi discutido, esclarecer eventuais dúvidas e planejar os próximos passos. Isso pode incluir a definição de metas a curto e longo prazo, assim como o agendamento de sessões futuras.


Lembre-se de que cada pessoa e cada terapeuta são únicos, então sua experiência na primeira sessão pode variar. O mais importante é estar aberto para o processo terapêutico e confiar no seu terapeuta. Com o tempo, a psicoterapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar melhor com os desafios da vida e alcançar uma maior satisfação pessoal.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page